Sexta, 07 de Maio de 2021
34 9 9697-4985
Cidades Tiro de Guerra

Comando do Exército Brasileiro esteve em Iturama para vistoria do local de implantação do Tiro de Guerra

.

30/04/2021 16h41
90
Por: Redacao Fonte: Diário do Triângulo
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal

Após reunião com o prefeito Cláudio Burrinho, na manhã desta sexta-feira (30) a comitiva se dirigiu às dependências da Vila Olimpíca, local pleiteado para a instalação da estrutura da instituição.

Além dos representantes do Exército Brasileiro e do senhor prefeito municipal Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho) estiveram presentes na reunião, Saulo Vieira Secretário de Educação e Eduardo Borsato - chefe da Junta Militar em Iturama e incentivador do projeto.

Tudo ocorrendo conforme o esperado graças ao suporte fundamental da prefeitura municipal, câmara de vereadores e a ação do Deputado federal Aelton Freitas que também se empenhou junto ao Comando Militar do Planalto onde protocolou o pedido de instalação do Tiro de Guerra em Iturama/MG.

O Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar soldados e cabos reservistas. Os TG’s são estruturados de modo que o jovem de 18 anos, convocados, possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. 

Com a instalação do TG o exército encaminha instrutores ao município (sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, o que vai aumentar a sensação de segurança na cidade devido à presença do Exército Brasileiro. 

Iturama se tornara referência na questão e palco de receptividade de jovens que migraram de diversas Regiões e Estados para o nosso município na busca de sua formação. 

Pelo fato do local cedido para a instalação do Tiro de Guerra já está pronto, ocorrera apenas algumas adequações possibilitando assim, o seu funcionamento o mais breve possível. 

Como funciona o Tiro de Guerra? 

Tiro-de-Guerra (TG) é uma pequena unidade militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e cabos da segunda categoria da reserva. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com os municípios e o Comando da Região Militar. Na maioria das vezes, o prefeito se torna o diretor do Tiro-de-Guerra. 

O que se faz no Tiro de Guerra? 

Tiro de Guerra é responsável pela formação dos atiradores (soldados) e de cabos para o Exército Brasileiro, ambos de 2a categoria, ou seja, reservistas. Essa instituição militar possui uma função muito semelhante a dos quartéis convencionais do Exército. 

Quanto tempo dura o Tiro de Guerra? 

No Tiro de Guerra, o Atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas, ao término do período o referido militar é licenciado das fileiras do Exército. Durante o período haverá remuneração. 

O que é preciso para entrar no Tiro de Guerra? 

Para se alistar é necessário: Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG; Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção); Registro de Emancipação (no caso dos índios); Duas fotos 3x4 (sem data e recente); Comprovante de residência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Iturama - MG
Atualizado às 02h00 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

21° Sensação
19.6 km/h Vento
62.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias