domingo, 31 de maio de 2020
34 9 9697-4985
Cidades

24/04/2020 às 12h00 - atualizada em 24/04/2020 às 12h09

101

Redacao

Iturama / MG

Prefeitura de Iturama faz parceria com UFTM e recebe álcool glicerinado
.
Prefeitura de Iturama faz parceria com UFTM e recebe álcool glicerinado
Mauri Oliveira

O prefeito Anderson Golfão e a vice-prefeita Cidinha Longo estiveram reunidos com o diretor da UFTM Helder Barbosa Paulino para reforçar a parceria no combate ao Covid-19.


Nessa primeira etapa, o município recebeu 40 litros de álcool etílico 70% glicerinado que serão usados no Hospital do Povo, Unidades básicas de Saúde e também no Hospital de Campanha de Combate ao Coronavírus.


Na oportunidade, também participaram da reunião o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega e o professor de Ecologia da UFTM Cassiano Sousa Rosa que também é o Presidente do Rotary Club de Iturama parceiro da UFTM na produção do álcool.


Pensando na responsabilidade social de uma instituição federal de ensino, a UFTM, por meio do Campus de Iturama, buscou parceria da Usina Coruripe, Sicoob Credirama e Rotary Club de Iturama para juntos, num gesto de solidariedade, iniciarem a produção de  álcool etílico 70% glicerinado para doação às entidades filantrópicas de Iturama e prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, a fim de contribuir  com hospitais públicos, postos de saúde, UBS, asilos e creches.


De acordo com o professor do Curso de Química do Campus de Iturama da UFTM, Lucas Ferreira de Paula, responsável pelo acompanhamento da produção, esse produto apresenta a mesma eficácia do álcool em gel 70%, isto é, 70° INPM. O processo é iniciado com o recebimento de álcool da Usina Coruripe, posteriormente, docentes e técnicos da área de química realizam o preparo do álcool para que ele apresente 2% de glicerina, conforme a instrução da Organização Mundial de Saúde – OMS. A glicerina adicionada é importante, pois o uso constante de álcool 70% pode causar fissuras nas mãos, e ela atua como umectante/hidratante evitando o ressecamento da pele. Sabe-se que as fissuras servem como meio de entrada de microrganismos como bactérias e vírus, por isso a importância de evitá-las.


Após o envase e a rotulagem, o produto está sendo distribuído a entidades filantrópicas (asilos, postos de saúde e hospitais de Iturama e região). Além de frascos borrifadores, é encaminhado um refil para que seja possível fazer o reabastecimento.


Essa ação da UFTM, Usina Coruripe, Sicoob Credirama e Rotary Club de Iturama  leva o álcool 70% com efeito comprovado pela OMS na prevenção da contaminação pelo coronavírus. Ao se borrifar o álcool nas mãos e aguardar cerca de 20 a 30 segundos, o vírus é inativado, sendo esse processo uma prática muito importante para profissionais da saúde e principalmente pessoas dos grupos de risco.


“Entendemos que o gesto é pequeno, mas poderá auxiliar na prevenção da COVID-19”, declarou o diretor geral do Campus Universitário de Iturama, Helder Barbosa Paulino.

FONTE: Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium