Terça, 07 de julho de 2020
34 9 9697-4985
Cidades

29/02/2020 às 12h10

317

Redacao

Iturama / MG

Forte chuva causa alagamentos e deixa rastro de destruição em Prata; campanha busca recursos para auxiliar atingidos
.
Forte chuva causa alagamentos e deixa rastro de destruição em Prata; campanha busca recursos para auxiliar atingidos
CBMMG

Um temporal deixou um rastro de destruição na cidade de Prata/MG. A chuva teve início na tarde da última sexta-feira, 28, por volta das 17h, sendo que durante duas horas, conforme informações da Polícia Militar de Minas Gerais, choveu cerca de 150mm.


Os córregos que cortam a cidade transbordaram e passaram sobre todas as pontes do perímetro urbano. Neste período ocorreram vários desabamentos e três pontes foram destruídas, bem como todo o asfalto de uma avenida foi arrancado.


A avenida mais atingida foi construída sobre um córrego que foi canalizado, a galeria não comportou o volume da água e transbordou. Veículos caíram em crateras abertas nas ruas.


A água invadiu casas e destruiu os móveis e pertences de várias famílias que caram desabrigadas. Dezenas de imóveis residenciais e comércios caram alagados. Diversas pessoas caram ilhadas e foram resgatadas.


Rompimentos também foram registrados nas rodovias que cortam o município e o trânsito chegou a ser interrompido. Muitas árvores caíram e obstruíram ruas na cidade. Veículos foram arrastados pela força da correnteza.


PMMG


Os militares da PMMG zeram os primeiros resgates até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG. Em um dos pontos, os PMs atravessaram a forte correnteza, prestaram apoio a um senhor, depois retiraram uma criança que estava sozinha em casa com seu cachorro. Além disso, eles vericaram em todas as residências da Avenida João Alberto a existência de possíveis vítimas. 


Já no beco da avenida os policiais encontraram uma casa que teve o muro do fundo arrastado pela chuva, que deixou a residência alagada e bloqueou todas as saídas. No interior do imóvel havia uma senhora presa no sofá, com água na altura da cintura e um pouco desnorteada devido ter inalado gás que estava vazando do registro do botijão. Os militares desligaram a energia, retiraram o botijão e iniciaram o resgate da senhora, que saiu sem nenhum ferimento. 


CBMMG


Conforme o comandante do 2° Pelotão do CBMMG em Ituiutaba, tenente Luiz Donizete, foram enviados para Prata doze bombeiros em quatro viaturas, deslocados de Ituiutaba e de Uberlândia para atender as ocorrências .


O tenente informou que os bombeiros depararam com um trecho, num fundo de vale onde passam alguns córregos, com terreno acidentado, onde houve alagamento de vários imóveis. Felizmente, até o momento não foram registradas vítimas fatais e as equipes permanecem na cidade. Duas pontes com risco de ruptura estrutural foram interditadas por conta do risco de acidentes. Várias árvores que caíram e obstruíam o trânsito foram cortadas. 


PREFEITURA


A Secretária de Ação Social, Trabalho e Promoção Humana e Prefeitura do Prata informou que devido às chuvas o Poliesportivo foi utilizado para abrigar os necessitados. O Executivo solicitou auxílio com doações de roupa de cama, colchões e alimentos, que podem ser levados até o local. A Secretária também pediu doações de roupas, alimentos, colchões, calçados, entre outros. 


SOLIDARIEDADE


O Instituto Vida Missão, que possui instalado em Ituiutaba e também na cidade do Prata, iniciou uma campanha nas redes sociais em prol dos atingidos pela chuva no município na última sexta-feira, 28. Doações podem ser feitas via transferência bancária ou neste sábado, 29, no Calçadão em Ituiutaba, onde voluntários estarão disponíveis para arrecadar donativos para os desabrigados.

FONTE: Pontal em Foco

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium