Quinta, 26 de Novembro de 2020
34 9 9697-4985
Anúncio
Cidades Desastre natural

Forte chuva causa alagamentos e deixa rastro de destruição em Prata; campanha busca recursos para auxiliar atingidos

.

29/02/2020 12h10
364
Por: Redacao Fonte: Pontal em Foco
CBMMG
CBMMG

Um temporal deixou um rastro de destruição na cidade de Prata/MG. A chuva teve início na tarde da última sexta-feira, 28, por volta das 17h, sendo que durante duas horas, conforme informações da Polícia Militar de Minas Gerais, choveu cerca de 150mm.

Os córregos que cortam a cidade transbordaram e passaram sobre todas as pontes do perímetro urbano. Neste período ocorreram vários desabamentos e três pontes foram destruídas, bem como todo o asfalto de uma avenida foi arrancado.

A avenida mais atingida foi construída sobre um córrego que foi canalizado, a galeria não comportou o volume da água e transbordou. Veículos caíram em crateras abertas nas ruas.

A água invadiu casas e destruiu os móveis e pertences de várias famílias que caram desabrigadas. Dezenas de imóveis residenciais e comércios caram alagados. Diversas pessoas caram ilhadas e foram resgatadas.

Rompimentos também foram registrados nas rodovias que cortam o município e o trânsito chegou a ser interrompido. Muitas árvores caíram e obstruíram ruas na cidade. Veículos foram arrastados pela força da correnteza.

PMMG

Os militares da PMMG zeram os primeiros resgates até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG. Em um dos pontos, os PMs atravessaram a forte correnteza, prestaram apoio a um senhor, depois retiraram uma criança que estava sozinha em casa com seu cachorro. Além disso, eles vericaram em todas as residências da Avenida João Alberto a existência de possíveis vítimas. 

Já no beco da avenida os policiais encontraram uma casa que teve o muro do fundo arrastado pela chuva, que deixou a residência alagada e bloqueou todas as saídas. No interior do imóvel havia uma senhora presa no sofá, com água na altura da cintura e um pouco desnorteada devido ter inalado gás que estava vazando do registro do botijão. Os militares desligaram a energia, retiraram o botijão e iniciaram o resgate da senhora, que saiu sem nenhum ferimento. 

CBMMG

Conforme o comandante do 2° Pelotão do CBMMG em Ituiutaba, tenente Luiz Donizete, foram enviados para Prata doze bombeiros em quatro viaturas, deslocados de Ituiutaba e de Uberlândia para atender as ocorrências .

O tenente informou que os bombeiros depararam com um trecho, num fundo de vale onde passam alguns córregos, com terreno acidentado, onde houve alagamento de vários imóveis. Felizmente, até o momento não foram registradas vítimas fatais e as equipes permanecem na cidade. Duas pontes com risco de ruptura estrutural foram interditadas por conta do risco de acidentes. Várias árvores que caíram e obstruíam o trânsito foram cortadas. 

PREFEITURA

A Secretária de Ação Social, Trabalho e Promoção Humana e Prefeitura do Prata informou que devido às chuvas o Poliesportivo foi utilizado para abrigar os necessitados. O Executivo solicitou auxílio com doações de roupa de cama, colchões e alimentos, que podem ser levados até o local. A Secretária também pediu doações de roupas, alimentos, colchões, calçados, entre outros. 

SOLIDARIEDADE

O Instituto Vida Missão, que possui instalado em Ituiutaba e também na cidade do Prata, iniciou uma campanha nas redes sociais em prol dos atingidos pela chuva no município na última sexta-feira, 28. Doações podem ser feitas via transferência bancária ou neste sábado, 29, no Calçadão em Ituiutaba, onde voluntários estarão disponíveis para arrecadar donativos para os desabrigados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Iturama - MG
Atualizado às 06h24 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

25° Sensação
19.9 km/h Vento
61.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias