Quinta, 18 de julho de 2019
34 9 9697-4985
Cidades

19/03/2019 às 18h02

89

Redacao

Iturama / MG

Projeto Conhecendo as Bacias Hidrográficas Urbanas será desenvolvido na região
O início do projeto será em Iturama mas atenderá todo o Pontal do Triangulo Mineiro
Projeto Conhecendo as Bacias Hidrográficas Urbanas será desenvolvido na região

Na ultima segunda- feira, dia 18 de março, foi realizada uma reunião no ginásio de Esportes prefeito Alcides Costa para definir metas sobre o projeto “Conhecendo as Bacias Hidrográficas Urbanas”.


O projeto é coordenado pela UFTM que tem a frente professor Armando Castello Branco Jr.O início será aqui em Iturama, mas atenderá todo o pontal do triangulo mineiro, dividido em três fases. “A primeira fase será o mapeamento das Bacias Hidrográficas Urbanas de Iturama, e de seus municípios vizinhos. A segunda passara para Frutal e a terceira a micro região de Ituiutaba. E assim juntando as duas micros regiões fecham toda a região do pontal do triangulo mineiro”,explicou. 


Armando ainda destaca que o objetivo é conhecer os cursos de agua de pequenos portes que passam pela cidade. “No nosso caso os cursos de água de pequenos portes não são notados, sendo visto somente os de grandes portes como o Rio Grande, talvez pela falta de conhecimento tenha dificuldade com a gestão e com o planejamento das atividades referentes a manutenção desses cursos de água, só ira conseguir desenvolver uma região se mantiver os recursos Hídricos, dependendo da atividade industrial, precisa garantir a qualidade dos recursos hídricos para que os empreendimentos venham para a região”, destacou. 


O foco do projeto é com base na população e vivência dos moradores de cada município. Que eles possam participar e colocar no mapa, todos os elementos que possam auxiliar na preservação ou que esteja prejudicando a manutenção dos cursos de agua.
O prazo para desenvolvimento da primeira fase do projeto na região de Iturama será de 09 meses, posteriormente também (09) meses na região de Frutal, e depois mais (01) ano na ultima região. O projeto que se estende para quase (03) três anos.


Além do professor Armando, estiveram presentes o Secretário de Esportes Juliano Dantas, Secretário de Obras e Serviços Urbano Divino Filho, representante do IBGE Teofanes Antonio Stacciarini Duarte, Diretora de Desenvolvimento Econômico Fátima Mafra e o chefe do setor de Lazer e Recreação da prefeitura Wagner Amaral.


Este projeto da UFTM tem como parceiros o IBGE, EMATER-MG, Escolas Estaduais e Secretarias de Educação / Esportes/ Turismos e Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Iturama.


O professor Armando aproveitou para destacar as datas e locais das oficinas que serão realizadas este mês. 


* Dia 27 de Março no CTT ( Vila Olímpica)
* Dia 28 de Março nas Instalações do Rotary Club


As inscrições serão feitas na Secretaria geral da UFTM, das 08:00 da Manhã as 21:00 da noite.

FONTE: Mauri Oliveira

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium